sexta-feira, 25 de março de 2011

Paralisaçao dos Servidores Públicos de Banzaê

A paralisação dos servidores públicos do município de Banzaê ocorrida no dia 21 de março e que se estende até o dia 22 de março teve como causa de deflagração a recusa da prefeita Jailma Dantas do PT em negociar com o SISMUB as reivindicações da categoria. A prefeita recorreu a Justiça num ato antidemocrático através de Mandado de Segurança no qual solicitou da autoridade judiciária a proibição do movimento de paralisação. Em resposta o Juiz local se resumiu a orientar o presidente do SISMUB através de Liminar a garantir o percentual de 50% de servidores à frente dos serviços essenciais, que no caso do município de Banzaê só existe a área da saúde e limpeza pública, o que foi cumprido na integra. Afinal de contas decisão judicial não se discute, se cumpre. Saíram às ruas do centro de Banzaê mais de 60 servidores aguerridos e decididos a protestar por seus direitos primordiais. É compromisso do SISMUB em primeiro lugar respeitar a lei vigente, em nenhum momento fomos irresponsáveis nem levianos em relação às leis e normas constituídas, só não aceitamos nem aceitaremos que nosso direito garantido nas mesmas leis vigentes seja podado por atitudes repressivas e de cunho antidemocrático como essa de tentar proibir a manifestação livre de opiniões e de reivindicação dos trabalhadores do serviço público municipal, da Bahia e do Mundo. Tivemos o apoio dos companheiros presidentes de sindicatos da região como Adenilton Rocha, de Tucano (também presidente da UNISIND - UNIÃO DOS SINDICATOS DO SEMIÁRIDO BAIANO), Derckian de Cipó, Edney de Canudos (o TCHÊ do sertão), Ambrósio de Cícero Dantas, Kelton de Heliópolis, José Hélio e Mário Kleber ambos da ONG Rodando na Base e Força Sindical Bahia que representaram a companheira Nair Goulart presidente da Força na Bahia. Também tivemos o apoio dos movimentos sociais locais como a ONG Novo Rumo na pessoa do Sr. Alceu presidente da ONG, dos vereadores Edson Brito –presidente da Câmara, Nivaldo Alves Pinho, Zé Peixinho e Gilson Oliveira. Aguardaremos posicionamento do executivo municipal no sentido de iniciarmos as negociações da campanha salarial 2011/2012 para que não seja preciso outras paralisações nem mesmo uma greve por tempo indeterminado.


José Alfredo da Silva Junior

Sucesso no primeiro dia do Seminário de Capacitação para Dirigentes e Militantes Sindicais do Semiárido Nordeste II

Presidente da UNISIND Adenilton ( TUCANO)

 No primeiro dia do Seminário de Capacitação para Dirigentes e Militantes Sindicais da Região Semiárida (17/03), que trabalhou o tema  Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, o sucesso foi absoluto. Os presentes puderam conhecer mais,  sobre como executar o papel da entidade, no enfrentamento e combate do trabalho infantil, tendo continuidade no segundo dia (18/03), com debate sobre os papeis de fiscalização do trabalho e da justiça do trabalho no enfrentamento do trabalho de crianças e adolescente.  O evento foi escolhido para ser realizado em Caldas de Cipó, devido ao alto índice de pessoas em idade escolar que estão fora da sala de aula ou que abandonam as atividades escolar para exercerem funções de trabalho, atrapalhando o seu crescimento e o desempenho educacional
Todo o processo de logística do evento ficou sob a responsabilidade da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Força Sindical, contando ainda, com a presença dos Municípios de Cipó, Canudos, Tucano, Euclides da Cunha, Adustina, Cícero Dantas, Santa Brígida, Ribeira do Pombal, Fátima, Jeremoabo, Ribeira do Amparo, Nova Soure, Heliópolis, Coronel João Sá, Sítio do Quinto, Banzaê e outros. Os palestrantes do evento foram Leila e Cíntia Ramos de Brasília, Antonio Dantas, da cidade de Osasco - SP, Nair Goulart e Valeria Lima de Salvador na BA. Ainda estiveram presentes no evento, dirigentes da Força Sindical Bahia e de Vereadores Locais. O sindicato dos Servidores Públicos de Cipó foi o grande anfitrião do Evento.
Paulo Caldas Presidente do SINSPEC ( E. DA CUNHA )
 O objetivo principal do Seminário além da capacitação de dirigentes sindicais, é também buscar mais empenho dos sindicalistas e das comunidades no desenvolvimento do Plano Estadual de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, dessa região que tem os piores índices nos mais diversos indicadores usados para avaliar o sistema societário de uma determinada região.  . 

Júnior Presidente do SISMUB (BANZAÊ)
Edney Presidente do SINDSPUCAN  ( CANUDOS - BA )
 
Da: Redação Tucano News

Popular Posts

Mural de Recados