segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Em Tempos de Políticas Vamos Ficar de Olhos Bem Atentos em Quem Vamos Voltar!

Provérbio “Nem tudo que balança está no parque”

Planserv: 2.947 servidores podem perder plano

Um total de 2.947 servidores da Secretaria de Educação do Estado (SEC) podem ter o benefício do Planserv suspenso se não recadastrarem. O prazo para realizar o procedimento é de 30 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, o que ainda não ocorreu.
A relação com o nome dos beneficiários está disponível no site do Planserv (http://siteftp.planserv.ba.gov.br). Para evitar a suspensão do plano, é necessário preencher o Formulário Eletrônico de Recadastramento (FER), que também está disponível no site, e procurar um posto do Planserv nos SACs ou enviar os documentos pelos Correios.
Quem tiver o plano suspenso, se reestabeler o benefício em até 30 dias, não perde a carência.

Senador Pinheiro vai a Brasília para garantir Jac na Bahia

 
Após o anúncio improvisado da instalação da montadora de automóveis JAC Motors no Polo Automobilístico de Camaçari, o senador Walter Pinheiro (PT) viaja para Brasília nesta segunda-feira (10) para articular a viabilização da empresa na Bahia. O petista tentará acordar algumas questões ainda não resolvidas que poderão colocar por água abaixo os planos de trazer a companhia para o estado. De acordo com a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde deste domingo (9), a Jac precisa assinar um protocolo que oficializa suas intenções de aportar em terras baianas para, em seguida, obter o benefício de redução do IPI sobre carros importados. No documento ficariam acertados ainda os compromissos da empresa, como os valores que serão investidos, e do governo, entre eles as contrapartidas federais e estaduais.

Petistas baianos da DS declaram apoio a Pelegrino

por David Mendes

Petistas baianos da DS declaram apoio a Pelegrino

Membros da DS se reuniram para discutir 2012

Se alguém ainda tinha dúvida que o nome de consenso dentro do PT para disputar a prefeitura de Salvador nas próximas eleições era o do deputado federal Nelson Pelegrino, não precisa ter mais. Neste sábado (8), a tendência petista Democracia Socialista (DS), liderada na Bahia pelo senador Walter Pinheiro, declarou apoio à candidatura do parlamentar. O anúncio foi feito durante a plenária do mandato do vereador soteropolitano Gilmar Santiago, que discutiu o pleito do ano que vem. Para os militantes do grupo, a estratégia é "sedimentar o caminho da unidade do partido" para chegar a vitória nas urnas. Essa mesma manifestação foi feita antes pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando recebia o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no último dia 20 de setembro. No evento deste sábado, o senador Walter Pinheiro convocou todos os militantes a iniciarem a campanha em favor da eleição do companheiro de partido. "Chegou a hora de Salvador ter a oportunidade de desfrutar dos mesmos benefícios que os governos do PT em nível federal e estadual têm proporcionado ao povo brasileiro e baiano, criando as condições para que as políticas públicas atinjam positivamente o cotidiano das pessoas”, afirmou. Já o futuro candidato petista disse que os cidadãos hoje não respeitam a prefeitura, porque, segundo ele, a administração municipal perdeu a autoridade "devido à incapacidade de resolver tanto os pequenos como os grandes e graves problemas da cidade". Ele afirmou ainda que Salvador "almeja a atuação de um líder político, capaz de fazer um choque de gestão para a melhoria da qualidade da prestação de todos os serviços públicos, pondo fim à improvisação, à cooptação e ao fisiologismo e estabelecendo mecanismos de participação coletiva na gestão pública”. Além de Pinheiro e Santiago, participaram do encontro o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, e o deputado estadual Bira Coroa.

PT foca alianças, e PSDB quer ter mais candidatos em 2012

A um ano das eleições municipais, PT e PSDB traçam estratégias opostas para a disputa pelas prefeituras das capitais em outubro de 2012. Sob orientação do ex-presidente Lula, os petistas planejam reduzir o número de chapas próprias para agradar a partidos aliados e, como contrapartida, fortalecer seu palanque em São Paulo.

Os tucanos, por sua vez, articulam lançar o maior número possível de candidatos, numa tentativa de frear o encolhimento da legenda e montar redutos de oposição ao governo Dilma Rousseff. No PT, a estratégia deve deixar o partido fora da disputa em capitais como Rio e Porto Alegre --situação inédita desde a volta das eleições diretas para prefeito, em 1985. Folha

Dirigentes sindicais protestam contra o horário de verão

Nesta segunda-feira (10), o Sindicatos dos Químicos da Bahia (Sindiquímica), junto com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros sindicatos, participam de uma grande manifestação na porta da Governadoria, no Centro Administrativo, a partir das 8h para protestar contra a decisão do governo estadual da Bahia em aderir ao horário de verão.

Segundo o sindicato, a medida prejudica, principalmente, os trabalhadores. Com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar os problemas de transporte e segurança. A entidade prepara uma campanha na tentativa de que o governador Jaques Wagner volte atrás na decisão. Bocão News

Governo endurece política de greve e irrita sindicalistas

Governo endurece política de greve e irrita sindicalistas

O governo da presidente Dilma Rousseff endureceu a política de greves e irritou o mundo sindical. A necessidade de ajuste fiscal e o receio de uma escalada inflacionária levaram o Executivo a atacar o "bolso dos grevistas" com corte de ponto --prática raramente vista na gestão Lula, segundo centrais sindicais.



O objetivo é desencorajar paralisações que se anunciam em outras áreas cruciais, como policiais, servidores do Judiciário e petroleiros, que negociam essa semana diretamente com a Petrobras e com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral). Para diversas entidades sindicais, Dilma joga mais duro que Lula. (Folha)

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular 2012

Com a continuidade da greve dos bancários e dos Correios, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiu prorrogar até o próximo dia 23 de outubro as inscrições para o vestibular 2012. Os candidatos devem efetuar o cadastro pelo site da instituição de ensino e pagar a taxa de R$ 90. Também por conta do movimento grevista, o pagamento só poderá ser realizado nas casas lotéricas, nos caixas eletrônicos e nos sites dos bancos. As provas acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro e o resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 31 de janeiro de 2012. A universidade oferece mais de 4 mil vagas em cerca de 100 cursos presenciais de graduação, espalhados por 24 cidades baianas. Há ainda outras 1.069 oportunidades para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total de vagas, 40% são destinadas a candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.

Bolsa Família

Mais de 800 mil famílias convocadas ainda não fizeram o recadastramento obrigatório do programa Bolsa Família e podem ter o benefício suspenso se não atualizarem os dados até o dia 31 de outubro. Após o bloqueio do benefício, os usuários terão até o dia 31 de dezembro para efetuar o recadastramento e não serem excluídos do programa. Para cumprir o procedimento, necessário a cada dois anos, é preciso se apresentar no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com CPF e título de eleitor em mãos. Caso haja registro de nascimento ou morte na família, é preciso também levar as certidões. Em caso de mudança de endereço, é necessário apresentar ainda um novo comprovante de residência.

Popular Posts

Mural de Recados