segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O CORAÇÃO NÃO SENTE O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM


O governo de propaganda, instituído pela atual gestão municipal, tem tentado manipular os fatos ocorridos no município.
É fato que, o sistema de saúde do município está cada vez pior. 10 PSF'S foram prometidos durante a campanha política, mas na realidade, quase na metade do mandato da atual gestão, é que PSF'S que já existiam, pararam de funcionar, ou reduziram drasticamente o seu funcionamento. O Hospital ACM transformou-se em um PSF avançado, com atendimentos canalizados para Hospitais de municípios vizinhos, e com o auxílio até de ambulâncias.
Quantos já morreram, ficaram com sequelas definitivas, ou sofreram o que não deveriam pela falta de atendimento eficiente na emergência do Hospital ACM? Ou se endividaram para ter acesso à um especialista de uma das várias clínicas particulares que atuam no vácuo produzido pelas carências do sistema de saúde municipal?
É fato, atestado pelos índices que medem o ensino (IDEB e ENEM), que a educação, principalmente de ensino fundamental, responsabilidade do município, tem andado para trás, com resultados inferiores aos de municípios vizinhos, inclusive menores. Fala-se em construção de escolas modelos, mas não se dialoga com os professores para lhes dar melhores condições de salários e de trabalho.
Quantos já entraram para a criminalidade, marginalidade, drogas, prostituição, ou evadiram-se para outras localidades em busca de alternativas de trabalho, em grande parte causados pela deficiência do sistema educacional do município?
É fato que, o funcionalismo público municipal tem sido enganado, desrespeitado e perseguido. O Plano de Cargos e Salários, prometido durante a campanha política da atual gestão, foi da boca pra fora; são inúmeras as queixas de funcionários que foram destratados e humilhados por suas chefias e até pela alta cúpula da administração do município, isso sem falar na perseguição dos dirigentes sindicais, que lutam por melhorias na categoria, e dos concursados, que conseguiram o direito de ingressar no serviço público municipal legitimamente através de concurso.
Quantos estão pendurados em dívidas devido aos baixos salários pagos; tiveram que recorrer a atendimento médico psicológico devido aos assédios morais sofridos no próprio local de trabalho, tiveram que se endividar para pagar advogados em busca de seus direitos, que foram lesados arbitrariamente pelos gestores do município?
É fato que, a economia local tem enfrentado dificuldades, que seriam atenuadas, com a participação positiva dos recursos municipais. Ao invés de procurar incentivar e fomentar o desenvolvimento de alternativas que alavanquem a geração de emprego e renda, a atual gestão opta por aumentar os impostos e comprar e contratar fora do município.
Quantos não entrariam no mercado de trabalho com a construção do matadouro municipal? promessa da atual gestão, isso sem falar no incremento de renda proveniente de municípios vizinhos, que utilizariam o matadouto local para o abate de seus animais, além da diminuição no preço da carne no comércio do município.
Quantos perderam suas fontes de renda, ou tiveram-nas diminuídas drasticamente pela falta ou diminuição de investimentos em eventos regionais, que movimentam a cidade com visitantes de outras localidades? O São João está cada vez pior, e nem se fala em vaquejada. Falta criatividade, à administração, para aproveitar o potencial que o município tem como pólo, para agregar eventos de grande porte, que atraiam visitantes externos, que trazem recursos para o município: Esportivos (corridas, olipíadas, campeonatos, competições...) Culturais (congressos,festivais, encontros...) Econômicos (Exposições, feiras...)
Tem muita coisa errada que vem acontecendo, mas pode passar despercebida, pois muitos só se dão conta quando sentem na pele o seus efeitos, e além do mais, os gastos maciços em propaganda acabam desviando a atenção da população para a belezura em que está se transformando, o centro da cidade. Não podemos esquecer dos investimentos do governo estadual e federal, que a atual administração tem tentado adotar como seus. 
 
 

RUIM COM ELAS, PIOR SEM ELAS.

Se as clínicas particulares cobram um absurdo por uma consulta, pior seria não poder contar com elas, uma vez que não podemos contar com médicos especialistas no serviço público de saúde do município.
Tive a oportunidade de andar por quase todas as ruas de Monte Santo, Uauá, Canudos, Quijingue e Tucano, e nenhuma dessas cidades chega nem perto do que a nossa em quantidades de Clínicas particulares. Reflexo da falta de estrutura da saúde local, que aliás perde feio para as cidades citadas em quantidade de PSF'S.
A atual gestão municipal acabou com o que existia de estrutura de saúde na zona rural, e agora chegou ao fim o mais estruturado PSF da sede, o do Gedeon.
E assim vai a saúde de Euclides da Cunha, descendo a ladeira. Acaba com dois PSF'S, e inaugura um.
Resta-nos gastar nossas economias, vender um carneiro, pedir um empréstimo no banco, conversar com um agiota... e pagar o preço, afinal não se brinca com saúde. E no caso de uma emergência de nível mais grave, pegar logo um carro com alguém conhecido e se mandar daqui, pois a demora para esperar uma ambulãncia pode ser fatal, aliás já foi muitas vezes no Hospital ACM durante a atual gestão, que vem pedindo ambulância emprestado dos parceiros de Tucano e Monte Santo com regularidade.


Popular Posts

Mural de Recados