quarta-feira, 19 de maio de 2010

SINSPEC de Euclides da Cunha: 16 anos de história e luta

Diante da necessidade do servidor público municipal possuir um melhor mecanismo de defesa e um lugar onde pudessem expor as suas dificuldades e reivindicar os seus diretos, surge em 1992 o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Euclides da Cunha (SINSPEC).

O objetivo de criar uma entidade que defendesse diretamente o interesse do servidor público de Euclides da Cunha, auxiliasse e desse o apoio necessário aos trabalhadores filiados ao sindicato, foi um dos maiores motivos para sua formação, que teve como primeira presidente Rita de Cássia Abreu e sua primeira diretoria composta por Moema Matos Soares, Dalva Pereira da Silva e Marcos Vaz de Oliveira.

Para Paulo César Moreira Caldas, atual presidente da entidade, o Sindicato começou com a proposta de defesa e de luta pelos direitos do servidor. “Com o passar dos anos o clientelismo, a falta de ação, a falta de envolvimento do servidor junto ao sindicato foi perdendo a prioridade, o que acarretou inúmeros prejuízos”, explica.

Conta ainda, que foi assim que o sindicato se manteve até 19 de janeiro de 2008, quando houve nova eleição que trouxe como resultado a vitória da chapa 2, encabeçada por ele, abrindo a partir daí um leque de trabalho e ação. “Encontramos o sindicato em uma situação de abandono, processos na justiça sem nenhuma intervenção, estrutura física sem manutenção, sem equipamentos para desenvolver os trabalhos e com a parte financeira muito precária. O sindicato ainda possuía dívida trabalhista, dentre outras”, conta o presidente eleito para gestão 2008/2011 (fotografia ao lado).

As eleições no Sindicato ocorrem de forma democrática. Os filiados podem colocar seus nomes à disposição para pleitear o cargo de presidente ou mesmo fazer parte da diretoria. Atualmente o Sindicato vem movendo ações na área de defesa do servidor nas conquistas dos seus direitos, combate as injustiças, assédio moral e o descumprimento do amparo ao trabalhador, e ainda conta com uma ação cautelar impetrada pelo Sindicato com pedido de liminar para garantir a todos os funcionários as licenças prêmios, revisão do plano de cargos e salários e a Carta Sindical.

No dia 5 de maio do corrente ano, foi entregue uma pauta de reivindicação ao Executivo Municipal, com os seguintes tópicos: distribuição mensal dos contracheques para os funcionários; pagamento de adicional noturno; revisão do plano de cargos e salários; equipamentos dos garis com vestuários adequados; capacitação quanto ao uso de equipamentos de proteção a saúde; participação da diretoria do SINSPEC nos conselhos municipais; capacitação permanente dos profissionais da área de saúde; capacitação dos profissionais de apoio da Secretária. Municipal de Educação; avanço horizontal para funcionários públicos estáveis e concursados com percentuais compatíveis por ano de trabalho e promoção funcional em escala vertical, valorizando a progressão destes.

Além dessas prioridades o Sindicato tem mais uma meta a alcançar ainda este ano, que é conseguir a instalação de um gabinete odontológico para atender os sócios e seus dependentes, e a aquisição de um laboratório de informática e um auditório. “Assim é que se faz sindicalismo preocupado com o trabalhador, está é a nossa bandeira de luta”, afirma o presidente.

Durante esses 16 anos esteve à frente da presidência do Sindicato Rita de Cássia Abreu, Marcos Vaz de Oliveira, Dalva Pereira da Silva (por dois mandatos), Ediloura Santana Fontes e atualmente Paulo César Moreira Caldas.

Segue a diretoria completa da gestão 2008/2011:

Presidente: Paulo César Moreira Caldas; Vice-presidente: Sivaldo de Jesus; Tesoureiro: Artur Silva Coelho; Diretor Jurídico: Francisco Vanderlei dos Santos; Secretária: Alda Maria Lopes da Silva; 2° Tesoureiro: Selvira Tertulina de Jesus; Secretária da Mulher: Moema Matos Soares; Secretária de Comunicação: Lucino Afonso de Santana; Secretária de Formação Sindical: Etiane Guimarães de Abreu; Conselho Fiscal: Gelson de Jesus Santos, Raildo Olímpio da Gama, José Soares de Almeida.

O respectivo Sindicato fica localizado à Rua D. Jackson Berengüer Prado, 671, Centro.

Para maiores informação ligue: (75) 3271-2617 ou entre em contato pela internet: e-mail: sinspecba.org@hotmail.com

Popular Posts

Mural de Recados